Geral

        UMA DROGA MAIS BARATA E AGRESSIVA QUE O CRAK

Pedra de Oxi

Por Felipe Lucena

A substancia é conhecida como Oxi. A droga é composta por uma mistura de pasta-base de cocaína, querosene e cal virgem. O entorpecente é vendido em formato de pedras e custa, em média, dois reais a unidade. O Oxi causa no usuário uma fortíssima sensação alucinógena.

Há cerca de trinta anos a droga já existe e causa grandes estragos em usuários no Acre. Nos últimos meses, o Oxi tem ficado cada vez mais popular nos grandes centros brasileiros. “Ela já chegou ao Piauí, à Paraíba, ao Maranhão, a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro”, diz Álvaro Mendes, vice-presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos.

Duas características do Oxi fazem com que a droga se espalhe cada vez mais rápido: o preço e o forte poder alucinógeno. “Quando surge uma droga mais poderosa, mais barata e fácil de produzir, a tendência é que ela se dissemine”, diz Ronaldo Laranjeira, psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

As informações sobre os efeitos do Oxi em seres humanos ainda são poucas. O que se sabe é que por causa da composição formada por elementos químicos agressivos, ela afeta o organismo mais rapidamente. Uma das poucas pesquisas conhecidas sobre a droga foi conduzida por Álvaro Mendes, da Associação Brasileira de Redução de Danos, em parceria com o Ministério da Saúde. Foram acompanhados cem pacientes que fumavam Oxi. A droga matou um terço dos usuários no prazo de um ano.